a Tecnologia e a Reforma das Regras do Jogo
Renato Braga 19/11/2015 às 10:00 | Santos - SP
Olá amigos do Radar Esportivo, neste primeiro contato com vocês através do nosso portal, gostaria de expor minha opinião do que penso de uma forma ampla e geral sobre a atividade de arbitragem no futebol.
Entendo que o árbitro no futebol na realidade nada mais é do que um mal necessário, isto é, o ideal é que não tivéssemos necessidade de um árbitro para dirigir as partidas, mas enquanto o "fair play" defendido pela FIFA for uma utopia e não criarem um robô (árbitro eletrônico) para substituí-lo, teremos que conviver com o árbitro humano, com todos os seus defeitos e limitações.
Atualmente, os árbitros poderiam ter a seu favor um grande aliado que é a tecnologia, que os auxiliariam de forma concreta na melhor visualização das jogadas através de imagens de vídeo e consequentemente na tomada de decisões mais acertadas, minimizando eventuais erros e decisões equivocadas. Porém, infelizmente a utilização deste recurso depende de autorização da FIFA, que ainda estuda o assunto e este recurso mostrado abertamente pelos canais de televisão, ao invés de ser um aliado da arbitragem, vem sendo muito pelo contrário um inimigo gerador de polêmicas e mais polêmicas. A nossa esperança é que em breve este quadro se reverta.
Até a próxima.
COLUNA renato braga
COLUNAS