Urbano Caldeira
Paulo Alberto 04/01/2016 às 10:00 | Santos - SP
Alô, alô Nação Santista, um grande abraço.
Vocês sabiam que o Santos F.C. tem 03 (três) patronos: Modesto Roma, Pelé e Urbano Caldeira.O Estádio da Vila Belmiro é oficialmente denominado com Urbano Caldeira e vou contar para vocês, quem era este personagem. Urbano Villela Caldeira Filho foi um ser humano de alma notável, um boêmio nato, amante da noite, do sereno e das intermináveis serestas ao luar no Largo do Rosário, hoje praça Rui Barbosa. Gostava de praticar esportes e era também um destacado folião na época do tríduo de Momo, ocasião em que saía às ruas vestido de mulher com um lenço amarrado na cabeça, violão debaixo do braço e vivia a vida com intensidade e muita alegria e era conhecido nesse período como Lorde Urbanidade.
Nascido no dia 06/09/1890 em Florianópolis foi um exemplar funcionário público federal, trabalhou na antiga Alfândega de Santos, no mesmo prédio onde hoje funciona a repartição federal, na praça da República no centro antigo de Santos. Chegou em São Paulo ainda garoto e lá disputou suas primeiras partidas na equipe de nome Internacional e na sequencia fundou a AA Vila Buarque antes de vir para Santos.
Amava muito, mas muito mesmo o seu Santos Futebol Clube, diziam os amigos mais íntimos, que o Santos era a sua namorada predileta. Urbano era um sujeito alto, forte, que pisava firme por onde passava, olhando sempre para cima seu prato predileto era Viradinho à paulista, sempre acompanhado de uma boa cerveja gelada. Filiou-se no clube no dia 27/01/1913 passando a jogar como zagueiro atuando até o ano de 1918 em 41 partidas marcando 02 gols no primeiro quadro do Alvinegro além de ter atuado por vários anos no 2º quadro. Exerceu vários cargos diretivos no clube mas destacou-se como diretor geral de esportes e foi como técnico durante muitos anos o grande treinador das equipes santistas, destacando-se na função a partir de 1924 quando montou a equipe que ficou famosa em 1927 por ter marcado 100 gols no campeonato paulista e tornou-se conhecida como o ataque dos 100 gols, esquadrão esse que tinha: Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista.
Como dirigente era muito rígido e disciplinador, certa noite ao passar em frente à uma padaria no Largo do Rosário, viu alguns jogadores numa mesa jogando carteado, no dia seguinte comunicou o fato ao presidente Agnello Cícero de Oliveira que só não puniu os atletas porque não havia indícios de bebidas alcoólicas na mesa.
Urbano gosta de acordar cedo e não era raro encontrá-lo logo de manhã trabalhando o gramado de Vila Belmiro, plantando e colhendo grama manualmente junto aos carneiros que ficavam durante o dia no campo santista.
Aonde ia, ia sempre de bengala e chapéu palheta, era um cidadão elegante e muito educado tinha preferência pela cor branca, usava ternos de linho branco e sapatos da mesma cor, todos o respeitavam e o admiravam. Ele foi um dos foi um dos fundadores do bloco carnavalesco Flor do Ambiente.
O último cargo que exerceu no clube foi o de vice-presidente, em sua homenagem a diretoria colocou seu nome na praça de esportes de Vila Belmiro, logo após sua morte no dia 13/03/1933. O bloco Flor do Ambiente, com sua morte foi extinto pelos amigos em respeito à sua memória. Hoje além do Urbano Caldeira, o Santos FC tem mais patronos; Modesto Roma e Pelé. Urbano Caldeira, o gigante da Vila Belmiro.
Mensagem aos torcedores: Vamos compartilhar amor em 2016. Voltaremos com a nossa programação esportiva na TV e Rádio no dia 18/01/2016. Enquanto isso, o torcedores pode acompanhar o nosso site www.radaresportivo.com.br e curtir os melhores programas do ano e conferir os nossos colunistas com comentários do futebol nacional e internacional.
Abraço Especial: Ao grande historiador do Santos F.C. o competente Guilherme Guarche, sabe tudo sobre a história do clube. É gente ligado na gente. Não há distância que nos separe, tradição é tradição, os bons tempos estão de volta. À todos, Deus conduz .
COLUNA paulo alberto
o início da trajetória do rei pelé
pelé com apenas 17 anos era expulso pela primeira vez
20 anos de santos x fluminense
AMPLIAÇÃO DA VILA OU UM ESTADIO MUNICIPAL?
não deu para o santos futebol clube
Alô, Alô Nação Santista, um grande abraço!
Paulo Alberto
RTB No. 33858
Administrador de Empresas
Radialista esportivo desde 1989.
O Radar Esportivo foi eleito por 3 anos consecutivos o melhor programa esportivo pela ACESAN - Associação dos Cronistas Esportistas da Baixada Santista, nas categorias: apresentador, comentaristas, repórteres e plantão esportivo.
COLUNAS