Santos bicampeão paulista
Paulo Alberto 08/02/2016 às 10:30 | Santos - SP
Alô, alô Nação Santista, um grande abraço!
No dia em que a torcida santista invadiu a cidade de São Caetano do Sul viajando em sua grande maioria nos vários vagões nos trens alugados especialmente ao adeptos do Peixe que queriam comemorar naquele distante 31/12/1955 a conquista com duas rodadas de antecipação a conquista do 2º título de Campeão Paulista caso vencesse a partida diante do São Bento daquela cidade do ABC, mas a sorte foi madrasta com o time da Vila Belmiro e tirou da gente santista a alegria de ver o time campeão já que o time local venceu -pelo placar de 2 a 0, no Estádio Anacleto Campanella adiando a festa que só veio se confirmar com a conquista do campeonato no dia 15 de janeiro do ano seguinte derrotando o Taubaté na inesquecível vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro.
O time santista dirigido pelo técnico Lula formou na jornada do último dia do ano de 1955 com: Barbosinha; Helvio e Feijó; Ramiro, Zito e Formiga; Alfredinho, Álvaro, Del Vecchio, Vasconcelos e Tite.
Curiosidade: Um dos jogadores do Peixe que mais se destacou na partida foi Ramiro Rodrigues Valente que jogou pelo Alvinegro 212 jogos e marcou 02 gols no período de 1955 a 1959. Ramiro começou jogando no meio-campo vindo do Fluminense e depois se firmou na defesa atuando como zagueiro, seu irmão Álvaro foi seu companheiro de equipe e com ele foi negociando em 1959 com o Atlético de Madrid , ambos , chegaram a morar no Guarujá. Na sua volta ao Peixe comandou a equipe no ano de 1991 em 32 partidas vencendo 10 empatando 15 e perdendo 07 partidas. No Peixe conquistou os seguintes títulos: Campeonato Paulista (1955/1956/1958), Troféu Thereza Herrera - Espanha (1959), Troféu Pentagonal do México (1959) e Taça Dr. Mário Echandi (1959). Hoje Ramiro vive no Rio de Janeiro e mantém contato constante com o amigo José Macia, o Pepe, que o trata carinhosamente pelo apelido de “Draga”. Ele também foi por muitos anos , o representante do clube na CBF.
Abraço Especial: Ao amigo Alberto Francisco de Oliveira, conhecido carinhosamente pela torcida santista como o Alemão do SFC, ex comandante da antiga Torcida Sangue Santista, e, hoje comanda o seu estabelecimento enfrente a Vila Belmiro ao lado de sua esposa e familiares, num verdadeiro ponto dos torcedores do Peixe. É gente ligado na gente. Não há distância que nos separe, tradição é tradição, os bons tempos estão de volta. À todos, Deus conduz.
COLUNA paulo alberto
o início da trajetória do rei pelé
pelé com apenas 17 anos era expulso pela primeira vez
20 anos de santos x fluminense
AMPLIAÇÃO DA VILA OU UM ESTADIO MUNICIPAL?
não deu para o santos futebol clube
Alô, Alô Nação Santista, um grande abraço!
Paulo Alberto
RTB No. 33858
Administrador de Empresas
Radialista esportivo desde 1989.
O Radar Esportivo foi eleito por 3 anos consecutivos o melhor programa esportivo pela ACESAN - Associação dos Cronistas Esportistas da Baixada Santista, nas categorias: apresentador, comentaristas, repórteres e plantão esportivo.
COLUNAS