Athié Jorge Coury
Paulo Alberto 11/01/2016 às 10:00 | Santos - SP
Alô, alô Nação Santista, um grande abraço.
O Santos F.C. já teve um sua história um goleiro que posteriormente foi o maior presidente de todos os tempos do clube. Trata-se de Athié e vou contar um pouco da sua trajetória no alvinegro. No dia 01/12/1992, falecia na Beneficência Portuguesa em Santos, o ex-presidente de todos os Alvinegros, Athié Jorge Coury que presidiu o Santos Futebol Clube no período de 27/02/1945 à 23/11/1971 e foi o presidente com o maior mandato da centenária história do clube, 26 anos e o que mais títulos conquistou. Seu antecessor no cargo era Antônio Ezequiel Feliciano e quem o sucedeu no ano de 1971 foi Vasco José Faé.
Athié nasceu na cidade paulista de Itú no dia 01/08/1904 tendo se filiado ao clube santista no dia
09/09/1927 substituindo o então goleiro titular Tuffy, que houvera sido expulso do clube naquele ano. Athié jogou defendendo o arco santista em 173 partidas durante os anos de 1927 a 1934 quando deixou a meta praiana foi substituído por Ciro Maciel Portieri.
Como político foi vereador, deputado estadual e federal sempre defendendo os interesses dos trabalhadores e também a cidade de Santos. Na revolução constituinte de 1932, Athié foi um dos
paulistas que participou defendendo o estado de São Paulo.
A primeira partida em que atuou como goleiro no Peixe foi no dia 09/10/1927 na vitória pelo placar
de 9 a 0 diante do Corinthians FC de Santo André em partida amistosa na Vila Belmiro, com Feitiço
marcando 05 gols, Siriri 03 e Camarão 1 gol, formando o time do ataque dos 100 gols com Athié; Bilú e David; Alfredo, Júlio e Hugo; Omar, Camarão, Siriri, Feitiço e Passos. Sua última partida com a camisa do Peixe foi no dia 15/04/1934 na derrota santista diante do Palestra Itália na Vila Belmiro por 3 a 0 em partida válida pelo campeonato paulista.
Foi durante os anos em que presidiu o clube que o time santista tornou-se mundialmente famoso não só pelos títulos conquistados como também por revelar craques que serviram de base à Seleção Brasileira, principalmente o Rei Pelé.. Em sua homenagem o clube deu ao seu ginásio de esportes inaugurado no Estádio Urbano Caldeira no ano de 1950 o seu nome.
O craque Pepe assim se expressou sobre o eterno presidente: “Foi presidente do Santos durante muitos anos, devido à carreira política, ficava muito tempo no Rio e em Brasília e o Modesto Roma ficava dirigindo o clube na sua ausência. Muito boa pessoa, os jogadores o adoravam. Ele nunca dizia não para as pessoas e avisava sempre: “vou resolver”. No último dia do ano, a gente se reunia em sua casa e ele dava um presente para cada jogador. Normalmente no dia 02 de janeiro, a gente saía para as excursões pelo mundo. E mesmo com a carreira política, Athié procurava acompanhar a equipe durante as viagens e aproximar os atletas dos familiares. Ele viajava com a gente, às vezes, e voltava antes, porque era deputado, tinha muito o que fazer e servia de correio para nós trazendo cartas para nossos familiares, já que na época era muito difícil se comunicar por telefone”.
Mensagem aos torcedores: Vamos compartilhar amor em 2016. Voltaremos com a nossa programação esportiva na TV e Rádio no dia 18/01/2016 . Enquanto isso , o torcedores pode acompanhar o nosso site www.radaresportivo.com.br e curtir os melhores programas do ano e conferir os nossos colunistas com comentários do futebol nacional e internacional.
Abraço Especial: Ao Sr. Orivaldo Rampazo e a toda diretoria da Rádio Guarujá AM e FM ,sendo , a
única emissora a ter programa diário e transmitir jogos do Santos F.C . na Baixada Santista. É gente ligado na gente. Não há distancia que nos separe, tradição é tradição, os bons tempos estão de volta. À todos , Deus conduz.
COLUNA paulo alberto
o início da trajetória do rei pelé
pelé com apenas 17 anos era expulso pela primeira vez
20 anos de santos x fluminense
AMPLIAÇÃO DA VILA OU UM ESTADIO MUNICIPAL?
não deu para o santos futebol clube
Alô, Alô Nação Santista, um grande abraço!
Paulo Alberto
RTB No. 33858
Administrador de Empresas
Radialista esportivo desde 1989.
O Radar Esportivo foi eleito por 3 anos consecutivos o melhor programa esportivo pela ACESAN - Associação dos Cronistas Esportistas da Baixada Santista, nas categorias: apresentador, comentaristas, repórteres e plantão esportivo.
COLUNAS